Envie uma digitalização de uma foto antiga que queira recuperar para renewaphoto@gmail.com e receba uma foto inteiramente recuperada. Explore a barra de navegação à direita e aprenda mais sobre o serviço. Contribua com um donativo pelo meu trabalho!

Portfólio


Observações: todas as fotografias que se encontram nesta secção precedem de respectiva autorização; as fotos colocadas aqui são redimensionadas para a internet e, por isso, não demonstram com exactidão todo o trabalho realizado (por exemplo, o degradê de texturas pode parecer imperfeito); os ficheiros originais e as fotografias impressas a partir destes têm uma qualidade muito superior.

Dica: clique nas fotos para as ampliar.

_______________________________________________________________________________________






Ah... as fotos de verão... a praia, o mar... já há 50 anos este era um dos grandes motivos fotográficos... pena que uma foto não dure este tempo todo em excelentes condições. Como esta, aliás, de um simpático veraneante que foi apanhado de surpresa sem o "equipamento" essencial. Vai daí que a roupa interior também serve. Momento fantástico captada na nossa costa, e agora imortalizado digitalmente.
Nesta foto, optei por não acertar o horizonte (não fazia sentido, visto que o que importa é a verticalidade dos sujeitos), retirei aquela sombra à esquerda que desviava um pouco o olhar do motivo principal, apaguei os inúmeros vincos e pintas, uniformizei o céu, acertei a cor e aumentei um pouco a nitidez no centro.



________________________________________________________________________________________























Uma foto extremamente estragada, com manchas de óxido, vincos, sujidade... além disso, com algumas imperfeições técnicas. No original, é visível a iluminação defeituosa do lado da cara que está virado para a frente, por exemplo. Ou a falta de contraste do fundo, ou falta de espaço por cima da cabeça. Todas as imperfeições foram corrigidas com especial atenção aos detalhes. No final, foi acertada a cor da foto, de forma a ficar próxima do original.
_______________________________________________________________________________________


























Neste caso, uma fotografia de documento de identificação, obliterada pelo carimbo, o que resultou na destruição da orelha e de outros pormenores. Além disso, o corte imperfeito da fotografia tornava-a inútil para qualquer tipo de utilização posterior. Todas as imperfeições foram corrigidas e teve que ser criado mais espaço à volta do sujeito, pela reconstrução de fundo e objectos. 
________________________________________________________________________________________









Uma típica fotografia de grupo junto ao castelo de Guimarães. No original há uma crónica falta de definição que não pode ser muito bem resolvida. Além de se eliminar as imperfeições, optou-se por iluminar alguns objectos como a parte da sombra à esquerda, para que aquela mancha escura não desviasse o olhar, e construir um pouco mais de espaço em baixo. Por fim, deu-se alguma nitidez às pessoas relativamente ao fundo, e ajustou-se a cor da fotografia, para a aproximar do original. 
_______________________________________________________________________________________
























Mais uma foto muito estragada com uma recuperação total. A suavidade e excelente definição do original foi mantida. Fez-se uma pequena iluminação na zona dos olhos e um fundo com alguma gradação. Por fim, aproximou-se as cores às utilizadas na revelação nos anos 60.

________________________________________________________________________________________




Sem comentários: